Projetos da Sacola Literária e Ciranda do Livro

Data: 01/04/2015 até 31/05/2015

Os projetos literários desenvolvidos promovem momentos de interação entre alunos, escola e família.

sacolaliteraria2

Dentre os Projetos Pedagógicos desenvolvidos pela Escola Cenecista de Brasília, destacam-se os Projetos da Sacola Literária e da Ciranda do Livro, que visam levar as crianças a terem contato com o mundo da literatura, despertando nelas o gosto pela leitura.

Os projetos literários desenvolvidos promovem momentos de interação entre alunos, escola e família,proporcionando descobertas, alegrias, crescimento e, acima de tudo, boas reflexões.

O pequeno leitor se identifica com tudo e com todos. Dentro da história, a criança quer ser ao mesmo tempo, o Lobo-mau, a Chapeuzinho Vermelho, a Vovó, o caçador, a bruxa, a Branca de neve, a princesa, o herói. Quer ser tudo, e isso é ótimo! A experiência com o lado bom e mau leva a criança a pensar por si mesma, a tirar suas próprias conclusões e a formar sua personalidade.

Criança que ouve e lê histórias e que desde cedo é familiarizada com a leitura tende a ser muito esperta, muito mais criativa e muito mais inteligente, pois aprende a escutar melhor, a falar melhor e a agir melhor. E isso sem falar que aprende a ler mais rápido, a interpretar com mais facilidade e a ser, no futuro, um adulto apaixonado por livros.

Nesse contexto, fizemos uma longa viagem pelas obras de Jonas Ribeiro e vivenciamos momentos prazerosos com a visita à nossa Escola, deste grande autor que encanta crianças com sua habilidade fantástica de tirar os ouvintes da realidade e os levar para um mundo onde a poesia é o único sentido da existência.